Escolha uma Página

A pré-escola é um momento fundamental no desenvolvimento infantil. Os corpos e o cérebro das crianças estão crescendo em ritmo acelerado. Mesmo com longas férias e várias atividades, o primeiro dia do jardim de infância estará aqui antes que você perceba.

Antes das fotos fofas e das lágrimas da mamãe, você quer fazer tudo o que puder para ter certeza de que elas estão bem e prontas para enfrentar o grande dia pela frente. Se o seu progresso está progredindo à taxa normal, há muito o que você pode fazer hoje para ajudá-lo a se preparar para a escola. A ideia é focar no que você pode fazer antes que o seu filho chegue na escola.

Através de brincadeiras e atividades, as mentes das crianças estão ocupadas desenvolvendo as habilidades importantes que precisam para começar a aprender coisas da pré escola. Vamos percorrer a lista e oferecer ideias sobre o que você pode fazer para ajudar. Pense nisso como um jogo com um propósito. Se você está procurando uma maneira de passar um tempo juntos, essa lista pode ser o seu guia.

 

  1. Brinque, brinque, brinque!

Ter tempo e espaço para brincar livremente é uma parte importante do desenvolvimento do cérebro e da personalidade de uma criança.

Como você sabe, brincar vem em muitas formas. Finja brincar com amigos imaginários e adereços de cozinha para dar às crianças uma maneira de representar diferentes conflitos e situações, e aprender a gerenciá-las. Há momentos de brincadeira com amigos, o que os ajuda a aumentar suas habilidades em comunicação e organização de atividades com outras pessoas.

Há até benefícios em brincar sozinho, por isso, enquanto eles estiverem tranquilos, não assumam que estão sozinhos e precisam que você se junte a eles. A brincadeira solitária ajuda as crianças a desenvolver um senso de independência, que ajuda muito no início da escola e dá espaço para suas mentes e imaginações descobrirem e explorarem o que quer que seja bom e feliz para elas.

Brincar com blocos de LEGO também constrói e molda jovens mentes e habilidades. Essas atividades ajudam as crianças a desenvolver habilidades motoras finas, resolver problemas, planejar e aumentar a consciência espacial.

Felizmente, o tempo de brincadeira é algo que as crianças fazem naturalmente sem incentivo dos pais. Dê a elas tempo, espaço e incentivo, e elas farão o resto.

 

  1. Leia histórias incríveis

O que é melhor quando você é pequeno, do que estar no colo da sua pessoa favorita e que está lendo um livro de fotos coloridas, enquanto usa vozes engraçadas e expressivas e dá muitos aconchegos? Ler juntos a partir de um livro ajuda as crianças a construir valiosas habilidades de pré-alfabetização, como entender o movimento da esquerda para a direita do texto, a ideia de que letras e palavras impressas têm significado e reconhecer palavras. As crianças que ouvem leituras regularmente também são expostas a mais palavras do vocabulário. Finalmente, esse tempo aconchegante juntos cria uma associação positiva com a leitura – o que certamente os ajudará quando for a hora de aprender.

 

  1. Posso ajudar?

Às vezes, quando estamos fazendo um hobby que amamos ou até mesmo apressando as tarefas do fim de semana, a última coisa que queremos é um pequeno humano pulando, ansioso para ajudar. Sempre que possível, seja intencionalmente paciente e encontre uma maneira de deixá-los “ajudar”. Quando estiver ocupado em sua bancada, dê-lhes um pequeno bloco de madeira e uma pequena lixa para que eles possam “ajudar”. No jantar, deixe-os rasgar folhas de salada.

É claro que isso pode fazer com que suas tarefas se estendam muito mais. Mas tirar proveito dessa inclinação natural para ajudar pode ser compensado mais tarde, seja uma transição gradual para fazer tarefas familiares ou compartilhar um hobby. De qualquer maneira, ser incluído no mundo adulto lhes dá uma alfabetização funcional que pode ajudá-los na escola.

Mas se o seu ajudante está fazendo as coisas realmente difíceis, lembre-se, o tempo de atenção de uma criança em idade pré-escolar pode ser tão breve quanto o de uma borboleta. Eventualmente, eles ficarão entediados e farão a transição para a próxima coisa.

 

  1. Deixe espaço para o tempo de aventura

Ter uma rotina traz estrutura, conforto e segurança para crianças pequenas. Igualmente importante é expor as crianças a experiências variadas além de suas portas da frente. Estes podem mostrar-lhes coisas novas sobre como o mundo funciona, o que pode se tornar um ponto de partida para o aprendizado.

Ao procurar lugares para ir, opte pela variedade. Escolha atividades que dão amplo espaço para passear, explorar e fazer barulho, como uma trilha para caminhadas, a praia ou um museu para crianças com muitas atividades. Explore grandes áreas centrais com um passeio no metrô ou no ônibus da cidade. Aprecie o caos noturno de um festival.

Certifique-se e confira sua biblioteca local e distrito escolar para a seleção de atividades de aprimoramento voltadas para mentes jovens – elas podem ensinar às crianças algo novo sobre as coisas que elas já amam. Ter experiência em um ambiente estruturado pode fazer com que o início da escola pareça menos assustador.

A Bricks 4 Kidz oferece muitas aulas divertidas para crianças em idade pré-escolar que permitem construir projetos interessantes com com blocos de LEGO Duplo, ajudando-os a desenvolver outras habilidades e a se preparar para a escola. Localize uma turma perto de você e inscreva-se hoje!

Share This