Escolha uma Página

Atenção fãs de esportes, o mês de março traz uma celebração totalmente diferente!

14 de março é o Dia do Pi, uma celebração de todas as coisas dedicadas à simples verdade matemática universal sobre os círculos, que pi é igual à circunferência do círculo dividida pelo seu diâmetro. E (quase) sempre é igual a 3.14.

Para jovens estudantes do ensino fundamental, esse pode ser um conceito abstrato para envolver suas mentes, especialmente se eles não conhecem a função matemática chamada divisão. Se você procura atividades com temas matemáticos que sejam divertidas e inclusivas para as crianças, há muitas coisas para fazer bem antes que elas estejam prontas para entender o significado completo de pi. Por exemplo, pi é sempre, sempre o mesmo número, não importa se o círculo é grande ou pequeno. É um problema de matemática que sempre tem a mesma resposta! Tem seu próprio símbolo, que é π, uma letra grega do alfabeto. E tem uma série de números que seguem para o infinito, sem fim.

Há algo de interessante nessas constantes matemáticas.

Para comemorar o Dia do Pi da maneira certa, aqui estão algumas idéias.

O clássico pi: Podemos creditar a celebração original do Dia do Pi, que aconteceu em 1988 no San Francisco Exploratorium, a um físico chamado Larry Shaw. Naquele dia 14 de março, começando às 13h59, ele conduziu os frequentadores do museu em passeios circulares, fez com que eles lembrassem o máximo possível da sequência pi e servindo fatias de torta. De lá, nasceu um feriado de matemática.

Construção da cidade de Pi: Existem muitos projetos de arte que incorporam números e contagens, e esse projeto não é diferente. Conforme apresentado pelo blog O que fazemos todos os dias ?, as crianças usam papel gráfico, uma cópia da sequência pi e vários marcadores para criar um horizonte. Adicione estrelas e céu, e você terá uma representação colorida da sequência pi. Para uma variação 3-D, crie um modelo de skyline usando blocls de LEGO. A primeira estrutura pode ter três blocos de altura, o segundo é um bloco de altura, o terceiro é quatro e assim por diante. Crie blocos e ruas e, em pouco tempo, você terá uma grande cidade.

Dragon Slaying: Se você quer realmente mostrar às crianças como o pi funciona, essa atividade demonstra o conceito de pi com uma história divertida chamada Sir Cumference e Dragon of Pi, seguida pelo mais rápido e simples dos projetos práticos que os permite entender que que pi é tudo. Pegando um pedaço de corda que circule seu lanche redondo favorito, você pode mostrar como o diâmetro está um pouco abaixo de um terço do raio.

Faça uma música de matemática: Graças às representações musicais de Pi Diddy, cujo trabalho aparece no TeachPi.org, não há motivo para deixar de lado a música e a alegria da comemoração do Dia de Pi em sua casa. Se seus filhos estiverem aprendendo instrumentos, desafie-os a criar uma melodia com base nos dígitos pi – atribua um dígito a uma nota na escala e comece a tocar.

A propósito, você sabia que 14 de março também é o aniversário de Einstein? Fazer atividades STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) uma parte do seu tempo junto com o seu filho é uma maneira de “normalizar” o que pode ser visto como assunto difícil. Se essas atividades os ajudarem a aprender e dominar a matemática na na escola, melhor ainda.

Abra a cabeça das crianças para novas aprendizagens e ideias, inscrevendo-as para atividades divertidas e enriquecedoras baseadas em STEM. Na Bricks 4 Kidz as crianças usam blocos de LEGO e peças especializadas LEGO Technic como engrenagens, eixos e motores elétricos para construir modelos únicos e emocionantes, ajudando as crianças a explorar engenharia e arquitetura – enquanto se divertem! Para descobrir as atividades do Bricks 4 Kidz em sua área, visite Bricks4Kidz.com.br.

Share This