Escolha uma Página

Afinal, o que quer dizer STEM?

STEM é uma das palavras mais comentadas na educação hoje. O que está nos incomodando é que toda essa conversa sobre STEM migrou para uma tática de marketing. Basta colocar um rótulo “STEM” na embalagem de brinquedo e alguns pensarão que o filho está recebendo um estímulo cerebral; da mesma forma, certas atividades após o horário escolar podem se promover como baseadas em STEM para que elas pareçam educativas quando na verdade são baseadas em brincadeiras.

Vamos do começo. O que significa STEM? Isso significa ciência, tecnologia, engenharia e matemática (Science, Technology, Engineering & Math). Este conceito começou a surgir há cerca de uma década para chamar a atenção para a importância de dar a todas as crianças a oportunidade de ter acesso a uma educação de qualidade em cada uma das quatro disciplinas. Como acabamos de discutir, o STEM significa coisas diferentes para pessoas diferentes. Mas os educadores veem essas disciplinas como integradas e relacionadas umas às outras. Ciência, tecnologia, engenharia e matemática não são praticadas no local de trabalho como entidades separadas. Um cientista pode ter que se basear em tecnologia e matemática, e os engenheiros realizam muitos cálculos.

Então, por que o STEM é tão importante? Os Estados Unidos têm uma longa tradição de liderança em inovação relacionada a STEM. Mas, como descobrimos há uma década, precisamos garantir que a educação de nossos filhos atenda às necessidades de seus futuros empregadores. Veja aqui o que está acontecendo e por que isso se tornou um conceito muito falado.

Carreiras STEM estão em crescimento

A demanda por empregos STEM cresceu 10,5% (817.260 empregos) entre 2009 e 2015, enquanto o crescimento líquido para ocupações não-STEM aumentou 5,2%, de acordo com o Bureau of Labor Statistics dos EUA. Divididos, os ganhos foram encontrados em empregos relacionados a computadores, passando de 3,2 milhões para 3,9 milhões naquele período de tempo, e engenharia, que aumentou em 100.000 postos de trabalho.

Nos próximos anos, esse crescimento só deverá continuar. Haverá 500.000 novas ocupações de computadores adicionadas entre os anos 2014-2024, um aumento de 12,5 por cento. Se você considerar o número de pessoas que deixam esses empregos durante esses anos, o aumento é na verdade mais próximo de 1 milhão. Engenharia verá 65.000 novos empregos; no entanto, com as partidas contabilizadas, chega a mais de meio milhão.

Carreiras STEM pagam melhor que a média

A outra vantagem de buscar o STEM é que esses são os empregos que podem significar sólidas perspectivas de carreira que oferecem segurança financeira para o seu filho. De acordo com o Bureau of Labor Statistics, 93 dos 100 empregos STEM tinham salários bem acima da média nacional. O salário médio anual de uma carreira STEM é de US $ 87.570, enquanto as ocupações não-STEM obtêm um salário anual de US $ 45.700.

Mas ainda há uma luta para atrair os alunos para a STEM

Uma das razões pelas quais os educadores estão renovando a ênfase no STEM está atrasando o interesse dos alunos. Apenas 16 por cento dos estudantes do ensino médio indicaram em 2014 que estavam interessados ​​em uma carreira STEM e cumpriram os padrões de proficiência em matemática, de acordo com o Departamento de Educação dos EUA. Mais de um em cada quatro calouros manifestaram interesse nos campos STEM, mas espera-se que mais da metade abandone essa ideia por meio da graduação.

Os resultados de uma pesquisa diferente e mais recente não são mais promissores. Um em cada quatro meninos está planejando uma carreira STEM, uma queda de 36% em 2017, de acordo com uma recente pesquisa da Ernst and Young. No entanto, as meninas mantiveram o mesmo nível de interesse, meros 11%.

Apenas um terço dos graduados se formaram em um campo STEM, de acordo com o Pew Research Center. Além disso, 63% desses graduandos dizem que os jovens provavelmente acham que as disciplinas STEM são muito difíceis, enquanto 12% acham que esses alunos estão entediados com as disciplinas STEM.

Como os pais podem estabelecer uma ótima base em STEM

Agora que você tem uma visão geral sobre o papel importante que as disciplinas STEM desempenharão, há muitos recursos disponíveis para envolver seu filho e construir seu conhecimento. Um lugar para começar é aqui na Bricks 4 Kidz. Nosso blog é repleto de ideias e insights de projetos para que você tenha as ferramentas e informações para incentivar seu filho a aprender, construir e explorar atividades enriquecedoras e baseadas em brincadeiras. E os programas Bricks 4 Kidz oferecem colônias e aulas extracurriculares baseadas em STEM, permitindo que as crianças expandam suas habilidades e conhecimentos usando projetos de construção com blocos de LEGO, robótica e programação computacional. Ligue e converse conosco, teremos enorme satisfação em falar com você sobre STEM.

Share This